Sejam bem vindos!

O que era apenas um hobby (e de certa forma continua sendo), e que surgiu devido ao nosso amor por pássaros, atingiu proporções maiores, então percebemos que não poderíamos ficar com todos os filhotes que nascem de nossos casais de calopsitas. Assim nasceu o criadouro Casa das Calopsitas na cidade de Campo Bom, Rio Grande do Sul.
Sejam bem vindos!!!


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Qual é a maneira correta de dar banho na sua calopsita?

Na verdade não há a "maneira correta", existem, sim, várias alternativas. Algumas pessoas gostam de deixar seu pássaro em folhas de alface embebidas com água depois de terem sido lavadas. Aí as calopsitas fazem o resto do trabalho, chacoalhando-se sobre a folha. Também pode se usar um pulverizador de plantas para pulverizar as calopsitas até ficarem molhadas. Apenas deve-se ter o cuidado de não molhar a ração dela, pois bactérias podem se proliferar nesse ambiente úmido.

O método mais comum de banho é apenas colocar uma banheira (pode ser um potinho de plástico mesmo) para a ave se banhar sozinha (isso funciona muito bem com calopsitas ariscas). Porém, alguns preferem acostumar seus bichinhos a banharem-se em torneiras, como na pia do banheiro, por exemplo. 
As calopsitas em geral gostam muito de tomar banho, especialmente em dias quentes. Em dias de calor elas se secarão sozinhas, chacoalhando suas penas. Em dias frios é bom dar uma forcinha, deixando ela se secar perto de uma lâmpada ou em algum lugar quente da casa. Não dê banho perto da hora do pássaro dormir, pois não terá tempo de se secar.

Agora resta descobrir qual é a maneira a qual sua calopsita se adaptará melhor. Proporcionar o banho é uma demonstração de cuidado e carinho com seu pássaro!

47 comentários:

  1. eu queria saber se eu posso dar banho nna calopsita de agua morna,e se tem xampu espeializado para eu dar banho nela.

    pode me responder por emai:
    nat_freires@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê com água morna, não quente. E nunca fria.
      Não necessita sabonete ou shampoo, apenas água
      Grata por ajudar :)

      Excluir
    2. Nunca utilize qualquer tipo de sabao para limpar as calopsita, elas tomam banho sozinhas

      Excluir
    3. Não faça uma loucura dessas as aves não tomam banho com shampoo apenas água e elas mesmas tomam banho sozinhas. Por favor não vá colocar seu bichinho debaixo da torneira

      Excluir
  2. shahsuasuausuahsaushuuahsuahushuahsuashauhsushuashuhauahssahuahsuahsuashaushhushuah' EU AMO MINHA CALOPSITA <3

    ResponderExcluir
  3. Queria saber de quantos e quantos dias dá banho na calopsita??tem shampuu pra elas especificos?
    obrigada pela atenção
    bjs
    espero q me responda

    ResponderExcluir
  4. No verão é possível dar banho dia sim dia não, mas não é necessário. Umas 2 vezes por semana já acho que é o suficiente para ela ficar com as penas bonitas. Nunca ouvi falar de nenhum shampu especial para calopsitas. O ideal é usar só água mesmo, para não ter perigo de intoxicá-la.

    ResponderExcluir
  5. minha calopsita não toma banho , o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente eu acho sempre acostumar ela a tomar banho !!!a minha odiava agua ate eu acostumar ela mas matar nao resolve nada!!!!

      Excluir
  6. Minha Calopsita é filhote tem 2 meses e meio, eu queria saber qual a idade q ela ja pode tomar banho. elá é mto mansinha e ta acostumada cmg, amo ela ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tem 40 dias e quando ela me vê tomando banho ela entra para se banhar junto

      Excluir
  7. As calopsitas aprendem a tomar banho sozinha pq,a minha tem 1 ano e 4meses e nao sabe sera que tem algum problema nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tm nenhum problema de sua calopsita nao tomar banho, talvez ela num goste muito de agua rsrsrs a minha tm 7 meses e as vezes ela pula dentro do potinho de agua dela e quando ta calor e ela ainda num pulou no potinho eu abro a torneira e ela entra debaixo depois disso deixo ela se secar la fora nao totalmente exposta no sol :D

      Excluir
  8. Tenho um casal de calopsitas, Elvis e Milly, as duas são mansas e tomam banho no chuveiro :3 Elas por si própias gostam ^^ As duas ficam em baixo do chuveiro arrumando as peninhas. <3 Haha '

    ResponderExcluir
  9. A Minha Eu Faço Chuva Com Mangueira,
    Elas Amão !!
    <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  10. podem tomar banho de chuveiro ?

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um casal eles tomam banho quase todos os dias eu coloco uma vasilha de água dentro da gaiola e eles mesmo se banham. Depois eu coloco eles para tomar sol. Eles adoram...

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um casal eles tomam banho quase todos os dias eu coloco uma vasilha de água dentro da gaiola e eles mesmo se banham. Depois eu coloco eles para tomar sol. Eles adoram...

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um casal eles tomam banho quase todos os dias eu coloco uma vasilha de água dentro da gaiola e eles mesmo se banham. Depois eu coloco eles para tomar sol. Eles adoram...

    ResponderExcluir
  14. Obs: Não se deve dar banho em suas calopsitas sempre ou com constância, pois elas perdem o brilho e o óleo natural de suas penas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duda acho que não tem problema pois é natural se a própria calopsita gosta de tomar banho , e outra eu coloco um pote para a minha, ela toma nuns dias de calor extremo , ela escolhe quando quer tomar banho e acho q não tem pq ela perder seu brilho natural isso só a faz ficarem mais brilhante! 😘

      Excluir
  15. Tenho uma calopsita de três meses,ela toma banho sozinha em um pote que coloco com água em seu viveiro.

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma calopsita de três meses,ela toma banho sozinha em um pote que coloco com água em seu viveiro.

    ResponderExcluir
  17. Até quantos meses a calopsita é filhote?

    ResponderExcluir
  18. Dei banho na minha calopsita e ela ficou bem tristinha, não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  19. Eu dei banho na minha calopsita no chuveiro, ela ficou super triste, eu sequei com secador e ai ela foi voltando ao normal e agora está super bem,pronta para tomar o próximo banho.

    ResponderExcluir
  20. Eu dei banho na minha calopsita no chuveiro, ela ficou super triste, eu sequei com secador e ai ela foi voltando ao normal e agora está super bem,pronta para tomar o próximo banho.

    ResponderExcluir
  21. Minha calopsita detesta tomar banho.
    Quando comprei ela era branquinha. Conforme ela foi crescendo suas penas escureceram e ficaram pretas. Ela já atingiu o tamanho de meio metro. Estou desconfiado que me enganaram e me venderam um urubu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, nao fode tio

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ta de onda.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  22. Tenho medo de dar banho na minha calopsita, tenho medo que ela morra, o que faço?
    E ela não é nem um pouco mança

    ResponderExcluir
  23. Minha calopsita tomou o primeiro banho hoje, levei ela pro banheiro mas não a forcei a tomar banho. Ela entrou embaixo do chuveiro sozinha e adorou depois fiquei no sol com ela

    ResponderExcluir
  24. A minha acabou de morrer o meu filho (pequeno)deu banho nela já noite sem eu ver. No outro dia ela ficou triste e muito sonolenta. Dai no outro já estava normal. Com dois dias depois ela morreu ,será que foi por causa do banho o que pode ter sido? Nesse dia ela manheceu sonolenta de novo e pouco depois morreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não Ana Lucia, as vezes você nem percebeu, mas tem uma grande chance de ela já estar doente e por ter dormido molhada, contribuiu para o seu falecimento, que fique de lição para todos nós, nunca é aconselhado dar banho a noite nos pássaros, lhe ofereça o banho, mas deixe que ela decida se vai tomar ou não, preferencialmente nos dias de sol.

      Excluir
  25. Eu tenho uma mas dei um banho nela e quase matei ela ela se suja muito pois nao sei como dar banho

    ResponderExcluir
  26. Boa noite minha filha hoje ela molhou o calapsita dela e a calapsita ficou molhada não encharcada mais a calapsita ficou esperando um pouco e ficou muito quieta é normal

    ResponderExcluir
  27. O meu toma banho num pode grande, ele entra dentro e fica todo feliz... Seca bem rapidinho... Adoro ele!

    ResponderExcluir
  28. Queria saber qual é a idade certa para dar banho na minha calopsita, ela é bebe tem 1 mês , eu posso da banho nela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tem idade certa, coloque 1 pote de agua na gaiola em dia de sol, principalmente pela manhã, aproveite o sol entre 9 e 11 horas.

      Excluir
  29. A minha calopsita tem 1 mes e 15 dias coloquei 1 pote na gaiola e ela se banhou sozinha, porém, tomem cuidado porque elas sentem muito frio, tem que esta um dia de sol para ela tomar banho.

    ResponderExcluir
  30. MINHA CALOPSITA TEM 4 MESES DE VIDA , É UM ENCANTO, MUITO MANSINHA, AS VEZES PASSA O RABINHO NAS FEZES E FICA MUITO RUIM, SUJA DEMAIS, AI EU LAVO APENAS O RABINHO DELA COM AGUA MORNA E UM POUQUINHO DO MEU SHAMPOO MESMO, EM SEGUIDA SECO COM UM PANO E COM O SECADOR MORNO ,, ELA AMA..
    UM DIA ELA MESMA VOOU PRA MINHA MAO A NOITE NO MOMENTO EM QUE EU ESTAVA TOMANDO BANHO, E FICOU DEBAIXO DA AGUA MORNINHA,, FICOU COMPLETAMENTE MOLHADA KKKK, NESSE DIA FIQUEI COM MEDO, POIS JA ERA NOITE, EM SEGUIDA EU ENRROLEI ELA NUM PANO E DEPOIS FUI SECANDO COM O SECADOR MORNO, E FICOU TUDO BEM, ELA FICOU LIMPINHA, COM AS PENAS LINDAS E SEQUINHA E GOSTOU MUITO.. NA MINHA OPINIAO ACHO QUE NAO TEM NADA A VER DAR BANHO, DESDE QUE NAO SEJA FORÇADO E QUE NAO A DEIXE MOLHADA, PRINCIPALMENTE EMBAIXO DAS ASAS, PORQUE PODE DAR FUNGOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha chama _se Maya, sapeca, eu falo q parece gente. Ela toma banho sozinha tem 2 meses. E hj ela me viu tomando banho, quis entra no chuveiro. Veio no meu ombro. E eu estava com vontade de fazer isso. Mas deixei ela querer. Ela é branquinha. Estava muito encardida kkk suja muito . Tinha comprado um shampoo Johnson. Passei um pouco nas penas. Ficaram lindas cheirosas, brilhantes. Secou naturalmente enrolada no coberto dela.

      Excluir