Sejam bem vindos!

O que era apenas um hobby (e de certa forma continua sendo), e que surgiu devido ao nosso amor por pássaros, atingiu proporções maiores, então percebemos que não poderíamos ficar com todos os filhotes que nascem de nossos casais de calopsitas. Assim nasceu o criadouro Casa das Calopsitas na cidade de Campo Bom, Rio Grande do Sul.
Sejam bem vindos!!!


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Criação de calopsitas

Criar calopsitas não é algo difícil, mas que requer alguns cuidados durante o processo e algum e preparo antes de iniciar. Listarei abaixo alguns pontos a considerar antes de iniciar e durante a sua criação:
Escolha do casal- As suas calopsitas devem ter idade suficiente para reproduzir. Em geral as calopsitas já podem reproduzir a partir dos 8 meses de idade, mas elas só alcançam maturidade para isso entre 15 e 24 meses. Calopsitas muito novas podem abandonar os filhotes, ficarem estressadas ou doentes.
Certifique-se de que as calopsitas selecionadas não sejam parentes. Calopsitas com grau de parentesco são mais propensas a gerar filhotes com problemas genéticos.
Muitos criadores deixam as calopsitas escolherem seu par, colocando várias no mesmo viveiro para que elas façam isso. Mas eu sempre escolho meus casais e geralmente dá certo. Assim é mais fácil de prever os padrões de cores dos filhotes.
O casal também deve estar em boa condição física: penas brilhantes e lisas, olhos sem secreções ou vermelhidão, um bom peso ( nem muito magra pois pode estar desnutrida, nem muito gorda), além de estar bem ativa.
Preparação do ninho- A simples presença do ninho na gaiola ou viveiro estimula a reprodução. O ninho deve ser uma caixa horizontal ou vertical, ( já vi criações que tiveram êxito nos dois formatos), com 20x20cm com 35 cm de comprimento. O ninho deve ser forrado 5 cm de serragem, a mesma que é utilizada em gaiolas de hamsters. 
Alimentação- os pais devem ter bastante comida a sua disposição quando estão alimentando os filhotes, pois podem ficar agitados quando acham que na tem comida suficiente para alimentá-los. Mantenha os potinhos com sementes sempre cheios, e ofereça as calopsitas outros alimentos que também serão utilizados para tratar os filhotes, como ovo cozido, milho e couve. O ovo principalmente não deve faltar, percebo que aquelas calopsitas que utilizam bastante ovo para alimentar os filhotes são as que possuem os filhotes mais fortes.

Um comentário:

  1. Bom dia, tenho um jardin de inverno dentro da minha casa e gostaria de colocar um casal de calopicitas e um casal de agapornis, em cima do jardim é aberto tem algum problema de fechar a metade com tela e a outra com alguma cobertura? pois preciso deixar uma parte aberta para entrar sol?!

    ResponderExcluir